Apresentação

Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.

segunda-feira, 14 de maio de 2012


A raposa e as uvas

Uma Raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viçosa videira, alguns cachos de exuberantes Uvas negras, e mais importante, maduras.

Não
pensou duas vezes, e depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher seu alimento.

Ela
então usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artifícios para pegá-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vão, e nada conseguiu.

Desolada,
cansada, faminta, frustrada com o insucesso de sua empreitada, suspirando, deu de ombros, e se deu por vencida.

Por
fim deu meia volta e foi embora. Saiu consolando a si mesma, desapontada, dizendo:
"Na verdade, olhando com mais atenção, percebo agora que as Uvas estão todas estragadas, e não maduras como eu imaginei a princípio..."

Moral da História:
Ao não reconhecer e aceitar as próprias limitações, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade.
 
 

3 comentários:

  1. Professora com o nosso curso, minha vaidade e minha zona de conforto foram ameaçadas várias vezes, porém a eficiência dos professores, o companheirismo e profissionalismo dos colegas são fundamentais para superar as limitações e a cada dia sinto mais felicidade com essa oportunidade que as nossas escolas estão nos proporcionando. Parabéns por suas publicações!!!

    ResponderExcluir
  2. Professora nestes dias de curso minha vaidade e minha zona de conforto foram ameaçadas várias vezes, quando a euforia por ter aprendido algo novo, a vaidade, quando as dificuldades surgem, a vontade de desistir, de voltar para a minha zona de conforto. A eficiência dos professores, o companheirismo e o profissionalismo dos colegas porém, fez-me lembrar que é melhor ser proativo. Estou resistindo e as uvas continuam maduras e doces!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. oi, profa! Uma boa fábula faz toda a diferença! Parabens! Abraço! Prof. Pedro Paulo

    ResponderExcluir